Qual o buraco mais fundo da terra? E qual o ponto mais baixo?

Estamos “carecas” de saber qual o ponto mais alto da terra (Pra quem não lembra é o monte Everest), mas será que conhecemos o ponto mais baixo da terra? Ou qual o buraco mais fundo da terra? Bem então vamos descobrir!
Primeiro vamos ver o segundo buraco mais profundo do mundo, ele se encontra no Leste da Sibéria perto da cidade de Mirna na Rússia. Ele possui aproximadamente diâmetro de 1250 metros e 525 metros de profundidade. E Pelas suas magnânimas dimensões o buraco acabou sendo apelidado de “umbigo do mundo”. No entanto ele não é uma formação natural, é o resultado de anos de exploração de diamantes.
A diferença de pressão barométrica existente entre o fundo da mina e sua saída, foi responsável por diversos acidentes com helicópteros e aviões de pequeno porte, que foram literalmente sugados para dentro do buraco. Atualmente os voos sobre a mina são expressamente proibidos.


A mina é tão grande que pode ser vista facilmente da Estação Espacial Internacional, ISS, quando cruza os EUA. E por incrível que pareça pode chegar até 1.400 metros em 2015, pois a exploração continua (E tudo isso a procura de cobre e minerais). Observe o tamanho das maquinas que transportam os materiais retirados.

Até agora só foi visto o ponto mais baixo, feito pelo homem, mas qual o ponto mais baixo da natureza?
Bem, esse lugar se encontra no Oceano Pacifico, a leste das Ilhas Marianas na fronteira convergente perto das Filipinas. O local se é chamado CHALLENGE DEEP, pois o ponto mais profundo da fossa foi sondado pelos navios Challenger e Challenger II, da Marinha Real. Mais conhecido como o ABISMO SEM FIM, ele possui 11,034 metros de altura.

Geologicamente, a fossa das Marianas é resultado geomorfológico de uma zona de subducção. Pesquisadores japoneses descobriram peixes e crustáceos somente a 7.800 metros. Em 1984 que o submarino japones Kaiko alcançou a medida de 10.923 metros de profundidade por um sonar, logo foi constatado a medida de que vigora até hoje de 11.034. E por incrível que pareça em, 31 de Maio de 2009 um pequeno submarino chamado Nereus, que não era não tripulado chegou a cerca de 10.902 metros.
Veja algumas criaturas encontradas nos pontos mais baixos, mas fica a pergunta: O que será que tem lá em baixo? O que mais existe, nos outros abismos aquáticos inexplorados?