terça-feira, 28 de maio de 2013

O que acham do significado do rosto nas notas brasileiras (Real)?


 A nossa moeda corrente foi implantada no mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando de Fernando Henrique Cardoso, até então ministro da fazenda, eleito depois presidente da república.
O nome “Real” foi escolhido por fazer referência à primeira moeda do Brasil, os “Réis”, e principalmente por trazer um sentido de realidade, ou seja, uma moeda que demonstra o real valor da unidade.

Então o porquê disso? Essa deveria ser a pergunta que todos deveriam fazer sempre, pois tudo tem um motivo e uma razão de ser.  Vamos fazer uma analisa das nossas cédulas:

Os animais: Toda nota tem um animal estampado, então por que disso? Tais animais foram escolhidos como uma homenagem á fauna brasileira, demonstrando sua diversidade e riqueza.

“O rosto desconhecido”, enquanto em um lado temos os animais impressos, do outro temos a imagem de uma mulher “desconhecida”. Ela deve ser muito importante, não é, afinal de contas está em todas as notas.

Antes vamos ver um exemplo famoso: os Estados Unidos da América, em suas notas de dólar estão estampados grandes ícones do país como: George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, Benjamin Franklin, etc.

Vamos desvendar essa curiosidade:
Após o triunfo da revolução, foi criada a República Francesa, terminando com o sistema absolutista, dando mais autonomia ao povo através de direitos sociais e com a declaração dos direitos do homem e do cidadão.
“A revolução, os novos ideais, as perspectivas do povo, enfim, a república, precisava de um símbolo, de uma imagem, e assim foi criada Marianne, a personificação da república.”
“Marianne é liberdade, igualdade e fraternidade, ela simboliza o triunfo e a república.”
Na antiguidade era comum representar ideais, fenômenos e entidades abstratas, em deuses, deusas e personificações alegóricas, esta prática foi menos comum na idade média, mas ressurgiu durante o renascimento.
Esta mulher representa a razão, a nação, a pátria e principalmente as virtudes da república. Historiadores dizem que a razão pela qual foi escolhida uma mulher para representar a república, foi que uma alegoria feminina simbolizava uma ruptura com o antigo regime autocrático chefiado por homens. A origem do nome é um pouco incerta, mas muitos dizem que se trata da junção dos dois nomes femininos mais comuns na França: Mari e Anne.
Sendo assim, Marianne se tornou a Efígie da república. Efígie significa alegoria, ou símbolo.
Chamada por uns de “Senhora da Liberdade”
Preste atenção nas semelhanças entre o rosto da estátua da liberdade e da mulher estampada em nosso dinheiro, elas são a mesma pessoa, Marianne.
Quando a França resolveu presentear os EUA em comemoração aos seus 100 anos de declaração de independência, fez isso através da Estátua da Liberdade: uma versão maçônica de Marianne, feita pelo maçom Frederic Auguste. Não demorou para que Marianne se tornasse alegoria da República em todo o Ocidente, incluindo, é claro, o Brasil. Se os americanos conseguem ver a Maçonaria na nota de um dólar, através do “Olho que tudo vê”, nós brasileiros podemos encontrá-la em todas as nossas notas através dela, Marianne, a Senhora da Liberdade.
Esse é o motivo dessa imagem.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...